Páginas

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Palavra Jovem

A paz meus queridos!


No sábado passado, dia 2 de outubro, houve um encontro de mulheres em Itatiba onde tiveram um dia de folga de seus filhos e maridos, e puderam se encher do Espírito Santo. Às 20h nos reunimos para o culto de Jovens. Discutimos várias passagens que dizem sobre a verdadeira amizade, sobre o amor que devemos ter pelos nossos próximos.


O Bom Amigo


Lucas 10.25-29 "Um mestre da lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: 'Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?' Jesus respondeu: 'O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?' O homem respondeu: 'Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como a si mesmo' Disse Jesus: 'A sua resposta está certa! Faça isso e você viverá' Porém o mestre da lei querendo se desculpar, perguntou: 'Mas quem é o meu próximo?'


Com base nessa passagem debatemos sobre quem são os nossos próximos, e como devemos amá-los para que possamos viver segundo o Evangelho de Cristo. Os nossos próximos, não somente são nossos amigos, nossos irmãos em Cristo, mas também são nossos pais, irmãos, primos, tios, tias... e até aqueles que ainda não conhecem a Cristo. Ou seja, devemos tratar todos da mesma maneira, não devemos excluir ninguém, parentes, amigos, irmãos em Cristo, até mesmo uma pessoa fora dos caminhos de Jesus, todos têm o mesmo valor. Todos merecem o amor que Cristo nos deu e mandou que compartilhássemos.


Mesmo quem ainda não conhece a Palavra, deve ser amado. Não devemos excluí-lo desse amor, devemos amar o pecador, mas rejeitar o pecado. Como o bom samaritano. Ele era a única pessoa que poderia desejar aquilo ao homem que descia de Jericó, mas ao contrário de todos os outros que passaram por esse homem, o samaritano parou e o ajudou, cuidou, e amou aquela vida, mesmo sendo inimigos.


João 15.11-17 "Eu estou dizendo isso para que a minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando. Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi de meu pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário fui eu quem os escolhi para que vão e dêem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros"


Nessa passagem vimos que Jesus não nos trata mais como seus servos, mas sim como seus amigos! Glórias a Deus por isso! Deus é nosso amigo, e por isso não nos trata como seus servos, pois os servos geralmente são desprezados por seus senhores, fazem tudo ao seu favor e mesmo assim não são íntimos de seu senhor. Nosso Senhor criou uma intimidade conosco, e por isso somos seus amigos, servos, e adoradores!


Provérbios 17.9 "Quem perdoa uma ofensa mostra que têm amor, mas quem fica lembrando o assunto estraga a amizade"


Nesta passagem entendemos que quando alguém nos magoa, não devemos guardar rancor, pois com isso estaremos estragando a amizade, e também nos torturando com essa ferida sem deixá-la cicatrizar. Deus nos mostra outro caminho, o caminho da graça e do perdão. Graça significa perdoar mesmo quando a pessoa não merece, assim como Jesus faz.


Deus sabe de nossa dificuldade de perdoar nossos 'inimigos', Ele sabe que é difícil deixar as feridas se cicatrizarem, por isso Ele está disposto a nos ajudar a perdoar. Perdoar liberta os nossos corações para amar nossos irmãos da mesma maneira que Deus nos ama.


Provérbios 17.17 "O amigo ama sempre, e na desgraça ele se torna um irmão"


O verdadeiro amigo está presente em todas as horas. Nos momentos alegres, festejam junto, e nos momentos tristes nos dão consolo. O verdadeiro amigo não nos despreza quando estamos aflitos, preocupados, ou sem-grana, ele não é interesseiro. Jesus Cristo é nosso melhor amigo, está presente em todas as horas, graças à intimidade que foi criada pelo Espírito Santo.


Sábados às 20h


Comentários
0 Comentários