Páginas

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Especial de Natal

Guirlanda


A guirlanda de natal, ou grinalda natalina, é um dos adornos mais usados em ocasiões festivas, podendo ser colocado em volta do pescoço de uma pessoa, ou pendurada em objetos. No caso do natal, são geralmente usadas nas portas das residências, para que todos que a vejam, saibam que ali é comemorado o natal.

História
Originalmente feitas de folhas e flores, mas hoje em dia vemos apenas guirlandas de plástico e outros materiais artificiais.

Na Índia há uma grande tradição em usar guirlandas em festas religiosas como forma de respeito e agradecimento, e também em casamentos, onde a noiva usa a guirlanda como uma espécie de coroa, para simbolizar a pureza.

A guirlanda é citada em vários livros, músicas e poesias. Citada também na bíblia (versão americana English Standard Version) em Pv 4:9 A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa (guirlanda)

Significado
A forma circular se remete ao fato do círculo não ter princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma idéia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.

As ramas verdes representam a esperança e a vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada, aguardamos a sua consumação, na sua segunda e definitiva volta. Os ramos dos pinheiros permanecem verdes apesar dos rigorosos invernos, assim como os cristãos devem manter fé e a esperança apesar das tribulações da vida.

A fita e o laço vermelho que envolvem a grinalda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus.

As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

As quatro velas da guirlanda simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento (tradição católica). No início, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o Natal, vamos ao passo das semanas do Advento, acendendo uma a uma as quatro velas representando assim a chegada, em meio de nós, do Senhor Jesus, luz do mundo, quem dissipa toda escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. A primeira vela lembra o perdão concedido a Adão e Eva. A segunda simboliza a fé de Abraão e dos outros Patriarcas, a quem foi anunciada a Terra Prometida. A terceira lembra a alegria do rei Davi que recebeu de Deus a promessa de uma aliança eterna. A quarta recorda os Profetas que anunciaram a chegada do Salvador.

Hoje em dia esses enfeites não são mais utilizados em guirlandas, mas sim em árvores, onde as luzes pisca-pisca entraram no lugar das velas.
fonte: Wikipedia




Comentários
0 Comentários