Páginas

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Palavra Jovem

A paz garotada!
No último sábado (19 de setembro), a Reunião de Jovens estava sob minha direção. Levei uma mensagem com base em Eclesiastes. Passeamos pelos capítulo 2, 47 e 9 onde debatemos sobre a Vida Cristã.
Aproveitando a Vida

Para você, o que significa Vida? Nossa existência? O modo que vivemos? Antes de abrirmos a Bíblia, gostaria de abrir o dicionário. Segundo o Dicionário Aurélio, Vi.da: existência, espaço de tempo entre o nascimento e a morte, conjunto de propriedades e qualidades graças às quais plantas e animais se mantém em contínua atividade. Ou seja, a vida, além de ser nossa existência, também é a nossa interação com o ambiente e os indivíduos que nele habitam. O nosso modo de viver nos diferencia uns dos outros, principalmente cristãos, e não-cristãos. Aproveitar a Vida é algo muito comum de se ouvir falar: "Você é crente, não aproveita a vida, é muito novo pra ficar indo pra igreja, tem que aproveitar a juventude e viver a vida"


Para uma pessoa que não vive na Palavra, que está fora dos caminhos do Senhor, aproveitar a Vida é algo muito fútil, sem objetivo nenhum. É como jogar a vida inteira fora, bebendo, fumando, ficando.. essas coisas dão a falsa impressão de que estão aproveitando a vida. O que o mundo dita como uma vida boa, vida livre, vida aproveitada, é uma vida desregrada! Uma vida mergulhada aos prazeres carnais! A pessoas que estão no mundo fazem isso, pois querem ser felizes, e depositam toda a atenção na Vida, buscando sempre as coisas que ela não pode dar, como felicidade, amigos, consolo. Por esse motivo as pessoas se decepcionam com suas Vidas, porque querem aquilo que ninguém, a não ser Deus, pode nos dar.


Ec 2.24 - A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus.


Para nós, Cristãos, aproveitar a vida é simplesmente viver nos caminhos do Senhor, fazer aquilo que agrada à Deus. Depositamos a nossa atenção no Senhor, a nossa esperança em Deus, buscamos sempre estar mais perto do Senhor. Aproveitar a vida, para nós, não é sair para ficar com várias (os) garotas (os), encher a cara com bebida, desperdiçar o tempo com coisas sem valor. Afinal isso é prisão! A verdadeira liberdade é poder dizer NÃO, liberdade é ter o direito de rejeitar aquilo que sabemos que nos fará mal, e vai nos afastar de Deus. Aproveitar a vida é algo que exige sabedoria.


Quero deixar uma coisa bem clara, aproveitar a vida não é "privilégio" dos descrentes. Deus quer que nós aproveitemos a Vida! Deus quer que nós sejamos felizes! Porém, tudo com discernimento e aprovação do Senhor. Para vivermos felizes aproveitando a Vida, basta:


Fazer todos os deveres - dar maior atenção às coisas que realmente são importantes.
Ec 9.10 - Tudo o que você tiver que fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é pra lá que você vai.


Valorizar as pessoas - precisamos investir nas amizades e valorizá-las.
Ec 4.7-12 - Descobri que na Vida existe mais uma coisa que não vale a pena: é o homem viver sozinho, sem amigos, sem filhos, sem irmãos, sempre trabalhando e nunca satisfeito com a riqueza que tem. Para que é que ele trabalha tanto, deixando de aproveitar as coisas boas da Vida? Isso também é ilusão, é uma triste maneira de viver. É melhor haver dois do que um (...)


Levar a sério - certas coisas devem ser levadas muito a sério.
Ec 7.4-6 - Quem só pensa em se divertir é tolo; quem é sábio pensa também na morte. É melhor ouvir a repreensão de um sábio do que escutar elogios de um tolo. A risada dos tolos é como estalos de espinhos no fogo - não quer dizer nada.


Ser sábio - fazer as coisas sabiamente, não por impulso.
Ec 7.8-12,19 - Todos nesse mundo devem ser sábios. ter sabedoria é tão bom como receber uma herança. A sabedoria é melhor do que o dinheiro. A vantagem da sabedoria é que ela conserva a Vida da gente. A sabedoria pode fazer mais por uma pessoa do que dez prefeitos juntos podem fazer por uma cidade.


Na hora de estudar, vamos estudar. Na hora de trabalhar, vamos trabalhar. Na hora de lavar a louça, vamos lavar a louça. Devemos fazer todos os deveres que nos foram incumbidos com toda a dedicação, pois assim estaremos seguindo os conselhos do Pai. Devemos ser mais que simples amigos, devemos ser verdadeiros irmãos. Cuidando uns dos outros, para que quando um cair, o outro possa estender a mão. Não somente rir, brincar, mas também crescer com as coisas que ocorrem no nosso cotidiano. Podemos brincar, mas na hora certa. Devemos planejar antes de agir, mesmo que isso leve algum tempo. Não devemos agir por impulso. Fazendo essas coisas simples, estaremos aproveitando a Vida ao máximo dentro dos mandamentos do Senhor. A alegria não está na Vida, mas no modo de viver!


Sábados às 20h


Comentários
0 Comentários